Offline
MENU

UEM seleciona docentes para Operação Rondon Paraná 2026
Por Administrador
Publicado em 27/01/2026 07:50
Notícias de Maringá

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), abriu as inscrições para o processo seletivo de professores orientadores que irão compor a delegação da instituição na Operação Rondon Paraná 2026 – Campos Gerais. A iniciativa é desenvolvida em convênio com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e o Fundo Paraná.

Podem se candidatar docentes efetivos ou temporários da UEM que tenham disponibilidade para participar de todas as etapas da operação, incluindo as viagens precursoras e o período de execução das atividades nos municípios atendidos. Ao todo, serão selecionados quatro professores orientadores, que atuarão como bolsistas durante a operação.

A bolsa de fomento será paga em parcela única, no valor de R$2.080,00, com duração de um mês. O recurso é destinado a auxiliar na aquisição de materiais e outros insumos necessários às ações da Operação Rondon. A seleção também prevê a reserva de uma vaga para candidatos afrodescendentes, conforme as normativas institucionais vigentes.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio de formulário on-line até o dia 6 de fevereiro. A classificação dos candidatos levará em conta critérios como disponibilidade para atuação presencial, participação em edições anteriores da Operação Rondon e experiência em projetos de extensão universitária.  

Abertura Oficial

A Operação Pé Vermelho do Projeto Rondon será realizada entre os dias 10 e 23 de julho, na região dos Campos Gerais, e envolve ações nas áreas de cultura, educação, saúde, comunicação, meio ambiente, tecnologia, produção e trabalho. O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 24 de fevereiro.

A abertura oficial ocorreu na sexta-feira (23), na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Apucarana, reunindo autoridades, lideranças, parceiros e os 252 voluntários que atuarão nas comunidades, conhecidos como rondonistas. O evento contou com a participação do reitor da UEM, Leandro Vanalli.

O reitor comentou sobre a participação da UEM na Operação Rondon 2026, “ O objetivo da Operação Rondon em nosso Estado, é fortalecer a autonomia local e incentivar práticas sustentáveis. A UEM, através de alunos voluntários, e que serão coordenados pelos nossos professores, terá uma participação fundamental, nesta imersão que contribui para a formação de cidadãos e profissionais mais engajados e diferenciados, pois ações como essa, transforma a formação dos estudantes, que vivenciam realidades desafiadoras e traduzem o aprendizado em ações concretas”.

As ações de extensão universitária ocorrerão em 12 municípios do interior do Paraná, localizados nas regiões Central, Centro-Oeste, Norte e Vale do Ivaí. Juntas, as cidades beneficiadas somam cerca de 94,4 mil habitantes, que serão impactados diretamente pelas oficinas e capacitações gratuitas.

Os municípios contemplados são Iretama, na região Central do Paraná; Araruna, Barbosa Ferraz e Luiziana, no Centro-Oeste; Santa Fé, no Norte; e Bom Sucesso, Godoy Moreira, Grandes Rios, Jardim Alegre, Lidianópolis, Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí, no Vale do Ivaí.

No ano passado, a Operação Rondon Paraná terminou com o saldo de mais de 38 mil pessoas impactadas na região do Norte Pioneiro, em cerca de 1.200 atividades de extensão, pesquisa e ensino desenvolvidas em 14 cidades. Naquela oportunidade, grupos com representantes da UEM e do Centro Universitário Ingá (Uningá) atuaram nos municípios de Leópolis e Cornélio Procópio. 

Nível Nacional 

O Projeto Rondon tem feito uma diferença significativa nas comunidades onde atua e também na formação dos estudantes voluntários. Diante disso, a UEM anuncia a Operação Rondon como um projeto de extensão permanente dentro da universidade. “Vamos começar a participar ativamente também da submissão de projetos da Operação Rondon em nível nacional”, adianta a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vânia Malagutti.

Desde 2010, a UEM não participa da Operação Rondon em nível nacional. “Estamos muito animados com os desdobramentos da Operação Rondon Paraná, que tem se mostrado um modelo bastante eficiente de extensão universitária”, destaca a pró-reitora.

Serviço - Mais informações e o edital completo da Operação Rondon Paraná 2026 estão disponíveis junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UEM. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail sec-pec@uem.br  

(Marccelo Bulgarelli/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!