O Governo do Estado ampliou a estrutura de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto exclusiva para pacientes com Covid-19 em Campo Mourão e em Toledo.
Na Santa Casa de Campo Mourão foram inauguradas mais sete unidades para adultos. O hospital tem agora 16 leitos de UTI Adulto e 25 de enfermaria. A ampliação reforça o atendimento na macrorregião Noroeste da Secretaria da Saúde, somando 139 leitos de UTI Adulto.

“Constantemente a Secretaria da Saúde oferta novos leitos para viabilizar um atendimento mais próximo à população e a reduzir a taxa de ocupação nos hospitais”, disse o secretário Beto Preto. “Sempre seguindo a lógica da regionalização e colocando à disposição a estrutura hospitalar para atender os paranaenses”, afirmou.
Desde o início do plano de atendimento exclusivo à Covid-19 no Paraná, em 26 de março, o Estado já ofertou 1.074 leitos de UTI Adulto e 1.549 enfermarias, além de 49 leitos de UTI Pediátrica e 70 leitos clínicos também pediátricos.
“A estratégia de ampliação de leitos é uma determinação do governador Ratinho Junior e temos trabalhado neste sentido visando principalmente às regiões com maior procura por internamentos”, acrescentou Beto Preto.
TOLEDO – A Regulação de Leitos da Secretaria da Saúde também confirmou na sexta-feira (31), mais oito leitos de UTI Adulto em Toledo, Oeste do Paraná. As novas unidades foram inauguradas na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (HOESP) no sábado (01.08) e fazem parte do reforço no atendimento de pacientes com coronavírus na região.
“Estes leitos estão no plano de ampliação da rede hospitalar do Estado para expandir o atendimento exclusivo aos infectados pela Covid-19”, afirmou o secretário Beto Preto. O hospital também recebeu oito monitores e oito ventiladores que possibilitaram esta ampliação. O valor do investimento é de mais de R$ 476 mil.
MACRORREGIÃO OESTE – Toledo é um dos dez municípios da Macrorregião Oeste que possui leitos exclusivos para atendimento a casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.
A região conta com 151 leitos de UTI Adulto, duas UTI Pediátrica, 184 enfermarias e seis leitos clínicos pediátricos. A taxa de ocupação na Macrorregião nesta segunda-feira (3) é de 60% para leitos adultos e 43% pediátricos.
Escolinha de Triathlon de Curitiba realiza curso de capacitação para professores
A Escolinha de Triathlon Formando Campeões realizará um curso de capacitação para treinadores, entre os dias 4 e 21 deste mês. O curso contará com o idealizador e padrinho do projeto, Juraci Moreira, triatleta com participação em três Olimpíadas. O objetivo é preparar os novos núcleos da Escolinha e aprimorar os antigos, deixando tudo pronto para o retorno às atividades presenciais.
Além de Juraci Moreira, também participarão o coordenador do projeto, Ricardo Júnior Cardoso, os professores Ronaldo Mateus, Fábio Marturano, Jéssica Rodrigues, Rodolfo Desinho, Carlos Oliveira e Hélcio Kricky, e o bombeiro Carlos Ernesto Borges de Macedo.
"O curso é de suma importância, pois estabelecerá uma melhor qualidade e padronização nos núcleos para todos os alunos. Essa capacitação é um novo avanço no nosso projeto, em busca da excelência", destaca o coordenador Ricardo Júnior Cardoso.
No programa do curso estão desde a história e regras do triathlon, passando pelas práticas próprias de cada modalidade, até aspectos pedagógicos, como postura e segurança no ambiente de trabalho, regras e disciplina, organização e socialização dos alunos. A capacitação ainda abordará técnicas de primeiros socorros.
"Serão semanas de capacitação, reflexão e muito aprendizado com a equipe. Um momento em que cada professor poderá passar sua experiência e conhecimento prático e teórico, com o intuito de melhorar sempre", diz Ricardo Júnior Cardoso.
Formando Campeões
A Escolinha de Triathlon completou 5 anos de existência neste ano. Atualmente, atende 320 alunos da rede pública de ensino no total, sendo 80 alunos no Colégio da Polícia Militar do Paraná, e outros 240 nos núcleos Boqueirão, CIC, Osvaldo Cruz, Boa Vista, Santa Felicidade e Cajuru, em espaços esportivos mantidos pela Prefeitura de Curitiba, visando inseri-los em um dos esportes ao ar livre que mais vem se popularizando nos últimos tempos. As crianças contam com todos os equipamentos necessários e são treinadas por especialistas na modalidade.
(AEN)