Preocupados com a situação da população indígena em Mandaguari, os vereadores Claudete Velasco (PSC) e Garcia (Cidadania) entregaram um ofício à prefeita Ivonéia Furtado, na tarde desta quinta-feira (21). No documento, os parlamentares pedem uma série de informações sobre a atuação da Prefeitura em relação ao assunto e cobram ações urgentes de proteção aos índios.
De acordo com os representantes do Legislativo, a medida foi tomada após constatarem a situação de risco na qual está vivendo o grupo em Mandaguari. Acampados em cabanas e estruturas improvisadas, nas áreas públicas da região da Arena Esportiva de Múltiplo Uso e da Estação Ferroviária, os indígenas não têm tido acesso a condições sanitárias básicas, um prejuízo a eles e, também, a toda a população mandaguariense.
“Assim como muitos cidadãos que relataram o problema, nós estamos preocupados com a integridade física e a segurança dos índios e da comunidade que vive na região onde estão acampados. Entendemos que esta é uma questão urgente e, por isso, estamos pedindo providências ao Poder Público Municipal”, comentou Claudete Velasco.
“São vários os problemas verificados em relação a essa situação: falta de saneamento básico, falta de segurança, ausência de medidas de proteção contra a Covid-19, entre outros. É nosso papel garantir um atendimento digno à população indígena e, também, assegurar qualidade de vida a toda a população”, completou Garcia.
O DOCUMENTO
O ofício entregue pelos vereadores contém questionamentos sobre a quantidade de indígenas que estão ocupando a cidade, seus locais de origem, as razões para a vinda deles ao município e as providências tomadas pelo Poder Executivo para proteger o grupo. Além disso, os parlamentares apontam problemas vivenciados pela população de Mandaguari com a situação, como a dificuldade de acesso à Junta Militar e a outros espaços de atendimento ao público, uma vez que pertences pessoais têm sido deixados na localidade.
No documento, os representantes do Legislativo sugerem, também, que haja o contato com órgãos competentes, como a Fundação Nacional do Índio (Funai), para que seja disponibilizado um lugar adequado ao grupo, sem a violação de seus direitos básicos, e para que os transtornos relatados pela população não se tornem recorrentes.
A prefeita Ivonéia recebeu os pedidos e reforçou seu compromisso com a causa. “Queremos resolver esse problema da forma mais rápida possível. Vamos garantir a integridade dos índios e dar uma resposta a toda a população, que está preocupada com a situação”, disse.
(Assessoria)